Os avanços e o olhar da gestão pública para a Segurança do Paciente na Bahia

A Bahia vem, em especial nos últimos anos, ampliando as ações de promoção e proteção da saúde, prevenção de doenças e agravos, buscando promover o cuidado seguro e integral ao ser humano, no curso da vida, com o foco em suas necessidades.

A SESAB vem trabalhando para a implantação da Política de Qualidade e Segurança do Paciente, reconhecendo a importância evidenciada a partir das estatísticas nacionais e internacionais de eventos adversos no cuidado em saúde, em especial aqueles danos evitáveis.

Pela grandeza dos seus impactos e consequências, tratase de uma tarefa imperativa a multiplicação de atores e ações para o enfrentamento dos problemas.

Pautado na qualidade e segurança da atenção ao paciente, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia alcançou resultados positivos com a implantação de Núcleos de Segurança do Paciente em 94% das Unidades que dispõem de UTI no Estado e uma crescente taxa de notificações de eventos adversos.

As perspectivas e desafios em pauta para o fortalecimento da estratégia de qualidade e segurança do paciente no Estado são o fortalecimento de mecanismos de gestão, contribuindo para expandir o alcance e adesão à política nas equipes de saúde e nas comunidades, assim como para ampliar as ações na atenção primária e pontos de atenção de média complexidade.

Como resultado esperado almeja-se fomentar o fortalecimento da comunicação e das Redes de Atenção à Saúde, qualificação da assistência, ganhos de eficiência e eficácia, redução de danos físicos, psicológicos, sociais e financeiros a partir da aplicação e disseminação dos protocolos do cuidado seguro, qualificando assim os serviços prestados, bem como o empoderamento dos pacientes e suas famílias sobre a Segurança do Paciente.

Tereza Paim, Subsecretária de Saúde do Estado da Bahia

Contato: terezaxpaim@gmail.com

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