Além de contribuir para a segurança das instalações e otimizar custos hospitalares, a terceirização de Facilities torna os ambientes mais humanos e melhora a vivência dos clientes em ambientes de saúde
Administrar um hospital é, definitivamente, uma tarefa desafiadora. Além de tratar diretamente com o bem-estar e a saúde de muitas pessoas, o administrador precisa de maestria para lidar com a complexidade dos ambientes de saúde e com a pluralidade dos serviços dentro de uma instituição, como desinfecção, limpeza predial, segurança, jardinagem, lavanderia e recepção.
É nesse cenário multitarefa que a gestão de facilities se encaixa perfeitamente e colabora para que o foco do administrador hospitalar seja sempre a saúde e a excelência médica. Além disso, esse modelo de gerenciamento de estrutura tem papel importante em diversas perspectivas, tais como a otimização de recursos e a garantia na segurança das instalações e demais atividades.
Segundo Carlos Guimarães, presidente da Guima Conseco, a gestão de facilities é a aplicação de mão-de-obra especializada e dedicada à serviços dentro de uma instituição. Ou seja, é reunir um conjunto de serviços e valores que, se bem integrados e racionalizados, poderão reduzir os custos e aprimorar a qualidade da instituição. Além disso, uma solução especializada em gestão de facilities ajuda a manter os ambientes e a infraestrutura de um hospital competitivos e relevantes às necessidades das organizações de saúde.
“A terceirização desse tipo de serviço ajuda o hospital a investir tempo e esforço em seu core business, melhorando a qualidade de seus serviços de assistência à saúde. A principal vantagem de se contratar uma empresa de facilities é a redução de custos operacionais, pois além de ter uma equipe especializada e bem treinada, a instituição economiza em encargos trabalhistas e otimiza o tempo de gestores e profissionais aumentando a produtividade na sua atividade fim”, explica Carlos Guimarães.
Segundo o presidente da Guima Conseco, a gestão de facilities é fundamental para garantir a segurança das instalações e, em ambientes hospitalares, ela ajuda a proporcionar um ambiente mais acolhedor e humano para os pacientes, acompanhantes, equipe assistencial e colaboradores. “Para que os clientes se sintam bem, é primordial que a unidade ofereça uma boa recepção. Assim como é essencial um ambiente limpo para manter a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar de todos”, exemplifica.
A humanização hospitalar e a experiência do paciente são tendências no mercado de saúde, e elas começam logo na recepção do paciente. “Todas as áreas devem estar envolvidas com esse conceito para que toda a jornada do paciente seja mais humana e individualizada. Ao terceirizar a gestão de facilities, a empresa contratada irá oferecer para a equipe o treinamento adequado para esse modelo, garantindo a humanização”, diz Guimarães. A imagem de um hospital é vinculada à avaliação que os clientes fazem dele. Na era da Experiência, a qualidade da hospitalização oferecida é essencial.