“Gestão eficiente em Higiene e limpeza no ambiente Hospitalar- impactos na operação e experiência do paciente”

O ser humano é movido por sensações advindas de seus cinco sentidos, acrescidas da memória de experiências anteriores e das expectativas das vivências futuras.

Ambientes limpos, com aromas agradáveis, iluminação adequada, mobiliário harmonizado com seu entorno são condições básicas para se iniciar uma experiência prazerosa que fique gravada na memória. As habilidades interpessoais das pessoas que trabalham nesse ambiente para lidar com os seus frequentadores são outro destaque dessa vivência.

Essas condições descritas podem ser reproduzidas em qualquer tipo de serviço, seja num shopping center, campo de futebol ou num hotel para gerar satisfação de seus clientes.

Quando falamos de serviços de saúde, sejam clínicas, hospitais ou serviços de diagnósticos as condições acima são acrescidas de aspectos novos como a maior fragilidade física e emocional de seus usuários, de riscos advindos de processos complexos e invasivos, do desenvolvimento de germes resistentes, de uma velocidade de resposta quase que imediata, multiplicando a necessidade de gestão dos processos, de profissionais treinados de forma exaustiva e recursos técnicos e materiais diferenciados para cada situação.

Pacientes e seus familiares ficam satisfeitos quando os aspectos tangíveis de sua experiência no hospital lhe são agradáveis e o resultado do cuidado foi favorável, incluindo aqui os processos de terminalidade sem sofrimento. Entre os aspectos tangíveis a limpeza é dos principais. Porém quando ocorre uma infecção hospitalar, a satisfação se transforma em insatisfação.

Os processos de higiene e limpeza são fundamentais para a prevenção desse tipo de evento adverso, nas atividades da limpeza concorrentes, terminais e na interação desses com os assistenciais, intermediados pelos serviços de controle de infecção hospitalar.

As empresas de higiene e limpeza hospitalar contribuem cada vez mais para a especialização desses processos, incorporando tecnologia, treinamento de seus colaboradores, trazendo mais segurança e satisfação para pacientes e seus familiares.

Silvio Possa: silvio.possa@cejam.org.br

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