Diante da dificuldade e restrição financeira que o estado e o município do Rio de Janeiro atravessam, a equipe do Hospital Municipal Evandro Freire (HMEF) e da Coordenadoria de Emergência Regional da Ilha do Governador (CER-Ilha) uniu-se no propósito de entregar resultado de valor para a população a um custo razoável. A gestão voltada para resultados através da tríade “processos, pessoas e tecnologia” gera oportunidades de melhora e vem evoluindo comfoco em qualidade e custo.
Redesenhou-se o modelo de gestão visando processos otimizados, por meio de: atenção centrada no paciente; operações padronizadas, simplificadas e rigorosamente controladas; sistemas gerenciais ajustados; obediência a protocolos e normas de operação; e cultura empresarial de redução do desperdício e aumento da eficiência.
Definiu-se plano emergencial priorizando as seguintes ações: adequação do fluxo de caixa e do orçamento; organização do aporte de suprimentos para garantir atendimento e condições de trabalho apropriados; ajustes relacionados ao quadro de pessoal; estratégia de comunicação interna e externa; atenção ao relacionamento com o poder público (contratante) e o SUS; e integração plena à rede de atenção às urgências e emergências.
Como resultado, observou-se melhora nos indicadores globais de gestão das unidades, tais como: maior giro de leitos; melhor desfecho clínico dos pacientes; redução das internações prolongadas; melhora na taxa de mortalidade padronizada das unidades de terapia intensiva; e menor tempo de permanência na unidade de urgência da CER-Ilha. Tais eventos favoreceram a eficiência e consequentemente houve impacto direto no custo operacional.
Tiago Velloso de Carvalho Diretor Geral do CEJAM Rio de Janeiro e Mestre em Administração pela FGV – EBAPE ( Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas )
Contato: tiago.velloso@cejam.org.br