A Gestão do Benefício Saúde é uma proposição de mudança na forma de tratar a saúde corporativa: à oferta de assistência médica somam-se também a integração com a saúde ocupacional, a implementação de metodologias abrangentes para a estratificação de riscos, coleta sistematizada de dados e criação de iniciativas e estratégias corporativas para a utilização coordenada dos recursos de saúde. Ações que geram aumento da qualidade de vida e percepção de valor dos colaboradores e redução de custos para a contratante.
Esse artigo discorre sobre a experiencia da ArcelorMittal nesse modelo com seus resultados percebidos e apurados.
Como é hoje a gestão de saúde na ArcelorMittal?
Desde 2018, a ArcelorMittal designou a responsabilidade de gestão da saúde corporativa à Abertta Saúde, autogestão do grupo, visando uma gestão unificada das operadoras de planos que atendem o grupo, bem como uma maior integração da saúde assistencial e da saúde ocupacional. A Abertta Saúde tem exercido essas duas responsabilidades e realizado diversas iniciativas e estratégias para que o assunto saúde esteja continuamente na pauta da Direção da empresa com foco no aumento da qualidade de vida dos colaboradores e consequentemente aumento de produtividade e redução dos custos com doenças.
O que esse Modelo tem trazido de resultados para a ArcelorMittal e seus colaboradores?
Por ter ambulatórios próprios e trabalhar com um Modelo de Saúde Assistencial com foco na atenção primária, a equipe é contratada e treinada nos valores da empresa, realizando atendimentos com a visão integral da saúde e promovendo o vínculo com os pacientes sem a necessidade de uma porta de entrada formal. Hoje cerca de 85% dos atendimentos de especialidades básicas dos beneficiários da Abertta Saúde acontecem nesses ambulatórios, apoiando o direcionamento para a rede conforme a real necessidade de cada indivíduo. Com isso, os indicadores de taxa de internação, o tempo médio de internação e o custo médio de internação têm sido nos últimos anos mais baixos que os encontrados no mercado. Os programas de Gestão de Casos Complexos e Crônicos representam uma economia de mais de 5% dos custos assistenciais da operadora.
A visão integral da saúde proporciona aos colaboradores acesso ao cuidado adequado, de acordo com a sua necessidade, tratando com eficiência e assertividade suas condições de saúde, apoiando nas decisões e escolhas de hábitos mais saudáveis e na melhoria geral da qualidade de vida.
Esse modelo possibilitou à contratante um reajuste da autogestão consistentemente menor que as demais operadoras que atendem o Grupo ArcelorMittal no período de 2015 a 2018, promovendo a sustentabilidade do benefício saúde. Outro ponto positivo é o aumento na percepção de valor do benefício pelos colaboradores, devido ao padrão de qualidade da assistência ofertada.
Quais estratégias estão em desenvolvimento atualmente?
A Abertta Saúde conta com o apoio e parceria de HelthTechs e Startups para desenvolver algumas de suas estratégias. Duas iniciativas se destacam nos trabalhos que estão em andamento na Gestão de Saúde da ArcelorMittal.
Com o foco na Qualidade de Vida, equilíbrio e engajamento nas ações de saúde, a Abertta Saúde em conjunto com o AçoLab, laboratório de Inovação da ArcelorMittal, está lançando o piloto de uma nova ferramenta do Programa de Qualidade de Vida Viva+ que trabalha o autoconhecimento dos hábitos de saúde e que, com a ajuda do gamification, estimula a melhoria das escolhas individuais por uma vida mais saudável.
Outra ação é o desenvolvimento da Cultura de Gestão de Saúde, um modelo elaborado pela Abertta Saúde que se baseia em quatro pilares de gestão:
- o pilar da informação avalia a maturidade das unidades no recebimento e análise das informações de saúde, na gestão dos indicadores e utilização de BI;
- o pilar de integração com a operadora de saúde avalia o nível de relacionamento e intervenção que as unidades têm juntamente com as operadoras que as atendem;
- o pilar da integração da saúde assistencial com a saúde ocupacional analisa a sinergia que existe entre as áreas de saúde e a sua geração de valor para todos os envolvidos;
- e o pilar da comunicação trata o relacionamento das unidades com seus colaboradores e dependentes fazendo com que esses sejam protagonistas de sua saúde e qualidade de vida e compreendam e apoiem os processos de gestão necessários para tornar os planos de saúde funcionais e sustentáveis.
Rogério B. Lage é o Diretor Administrativo, Financeiro e de Gestão de Saúde da Abertta Saúde, autogestão da ArcelorMittal responsável pelo Benefício Saúde no grupo
E-mail: rogerio.lage@arcelormittal.com.br