Prestar assistência sem prever e executar as ações com base em parâmetros de qualidade e segurança, permite que eventos adversos, erros e outras situações inadequadas ocorram nas distintas etapas do tratamento. Qualidade e segurança pressupõem planejamento, execução ordenada e o monitoramento dos resultados. É fundamental que se estabeleça um modelo ou metodologia de gestão da qualidade e segurança, como a metodologia de acreditação, que utiliza padrões de referência, nacionaisou internacionais.
A adoção de padrões de qualidade e segurança impõe desafios tanto para o serviço público de saúde, quanto para o privado e estão relacionados com o grau de complexidade de serviços ou de cuidados. Atualmente instituições de saúde, com elevado grau de qualidade e segurança, têm equipes de qualidade com dedicação exclusiva, o que dá sustentabilidade na prevenção de riscos e promoção de cuidados seguros.
No cenário mais recente do setor público, um formato de gestão que tem criado novas possibilidades de viabilizar a implantação desses programas é o realizado por Organizações Sociais de Saúde (OSS). São entidades que assumem a gestão de instituições de saúde e mediante planos, metas e indicadores pactuados, devem garantir um grau diferenciado de prestação de cuidados. No Brasil já existem instituições, geridas por OSS, acreditadas em programas nacionaise em internacionais.
Outra iniciativa é a de acreditação das OSS. Esse programa já está sendo oferecido e realizado no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) (https://cbacred.org.br). Essa acreditação tem foco na gestão e seus reflexos no cumprimento de responsabilidades dos contratos sob gestão das OSS.
Heleno Costa Junior – Assessor da Superintendênciado CBA
Contato: heleno.costa@cbacred.org.br