Ao longo dos últimos cinquenta anos os sistemas de saúde tem enfrentado problemas como custos crescentes, baixa eficiência e má qualidade da atenção. Assim como ocorreu com outras indústrias, o setor saúde não conheceu uma revolução industrial com os benefícios trazidos pela otimização e padronização de insumos, processos e resultados, pela customização da formação e habilidades profissionais e por sistemas rigorosos de avaliação de resultados e qualidade.
Algumas mudanças começaram a realizar-se nos últimos anos, através de sistemas de acreditação de estabelecimentos de saúde e certificação profissional. Inovações, como os registros eletrônicos de saúde, grandes bases de dados, internet das coisas, blockchain e outros benefícios trazidos pela tecnologia da informação tem facilitado o uso em larga escala de dados estruturados para a tomada de decisões.
Mas a pedra fundamental desta mudança tem sido a introdução do Value-Based Health Care – VBHC, que busca alcançar os melhores resultados em saúde ao menor custo, maximizando o valor dos cuidados para o paciente, a partir de uma visão holística que tenha como base a melhoria da qualidade e da saúde populacional.
RenilsonRehem, Presidente do IBROSS
Contato: renilson.rehem@gmail.com