A gestão do conhecimento alinhado às expectativas – Pessoas e Tecnologia – Desafios do futuro da cadeia da Saúde

Nesses longos anos de atuação, mais de 18, tive a oportunidade de visitar inúmeros Hospitais pelo Brasil e entender os seus dilemas e desafios, em meio a tantas mudanças de regulação, e processo acelerado de crescimento nas Instituições, percebi que as empresas estão voltando sua atenção para seu capital intelectual, que abrange competências comportamentais e técnicas, habilidades criativas e motivações, que são grandes geradoras de resultados e fator fundamental para uma empresa se manter competitiva. As pessoas detêm o conhecimento mais valioso para se alcançar resultados esperados ou também para estabelecer as melhores metodologias e processos.

Quando iniciamos os encontros do Business Club Healthcare em 2013 percebemos a importância de Gestores compartilhar suas experiências, e o poder de aproveitar esses momentos para praticar a gestão do conhecimento, que nada mais é do que estimular e facilitar a troca, o uso e a criação de conhecimento em toda a empresa.

Com o objetivo de expandir esse conhecimento para outras áreas de negócios dos Hospitais/ Laboratórios/ Operadoras e Seguradoras, as pessoas são incentivadas a compartilhar aquilo que sabem de forma a criar um ambiente no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros profissionais e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade e qualidade.

Analisando e assessorando importantes Instituições e profissionais entendemos os desafios de alinhar as expectativas entre empresa e seus funcionários, para isso é essencial que ambos possam caminhar juntos, compreender mutuamente seus anseios e trabalhar em conjunto para o alcance efetivo dos resultados. Não adianta implantar a gestão do conhecimento sem pensar em quais resultados se quer atingir. Caso contrário, a gestão do conhecimento gera pouco impacto.

Um colaborador que não é valorizado também não vê chances de evoluir profissionalmente e acaba ficando desmotivado e nada produtivo. Por isso, é importante que a organização assuma um compromisso verdadeiro em criar uma reciprocidade com seus colaboradores e dê a eles a oportunidade de desenvolver e mostrar suas competências, habilidadese diferenciais.

Apesar dos desafios, ainda faltam recursos para muitos, e certa resistência também, porém a tendência sobre a tecnologia na área da saúde vem crescendo cada vez mais. Seja na área de atendimento ao paciente, gestão hospitalar, em diagnósticos, prevenção nos tratamentos de doenças crônicas entre outras.

O setor se movimenta, discute e coloca boas práticas de gestão para transformação digital. Quanto maior o investimento, melhores serão os resultados. Um estudo da IBM estima que em 2020, o setor de saúde irá gerar em todo o mundo 25 mil petabytes de informação, mais de 5000% acima dos que nos oito anos anteriores.

As principais tendências são: IOT, Prontuário Único, Cloud Computing,Big Data, Softwares de agendamento online, Wearables devices, Computação Cognitiva, Machine learning, MobileHealthcare.

Entretanto a qualificação dos profissionais é novamente o tema central das preocupações em relação ao futuro da Cadeia da Saúde. Existe necessidade de qualificar, treinar, reter talentos, especializar a mão de obra diante dos processos e diante da tecnologia que vem sendo incorporada no meio. A relevância dos dados de TI para melhorar eficiência é fato, o grande desafio é transformar o modelo mental dos líderes e profissionais do setor.

Tania Machado – CEO TM Jobs

Contato: tmjobs@tmjobs.com.br

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