Como a Atenção Primária Pode Impactar o Futuro da Cadeia de Saúde?

11 de abril de 2019

A Atenção Primária também será um tema abordado no encontro. O doutor Paulo Marcos Senra Souza, médico, conselheiro do INLAGS, mestrando em saúde coletiva e consultor em gestão de saúde, aborda como a atenção primária pode impactar no futuro da cadeia de saúde: “A atenção primaria deve impactar de diversas maneiras o setor da saúde, como no acesso ao serviço médico, na atenção multidisciplinar, na relação médico-paciente, o engajamento do paciente à sua equipe de saúde e até nos tratamentos. Tudo isso permitirá a implantação de métricas de avaliação de qualidade e desempenho e, como consequência, possibilitará a aplicação de programas de prevenção e promoção, com base na gestão de saúde populacional”, destaca Dr. Paulo.

De acordo com ele, o maior desafio são as constantes mudanças na área da saúde, que envolvem a tecnologia, os modelos de pagamentos, a própria ciência médica (diagnóstico e terapêutica), a regulamentação do setor, assim como as necessidades e expectativas dos clientes.

Para o médico, embora existam muitas barreiras a serem superadas para alcançar um modelo de prevenção e promoção da saúde verdadeiramente integrado, com a coordenação de cuidados, os pagadores, contratantes, médicos e demais profissionais na área da saúde poderão identificar os obstáculos e aplicar elementos relevantes, como a integração de cuidados baseados na população. “Além de poderem ser usados modelos de dados identificados, também será possível, tecnicamente, ligar sistemas de registros médicos eletrônicos, dados de saúde da população próximos. Os líderes transformadores da saúde estão conscientes de que o atual modelo exigirá uma mudança de cultura”, completa Dr. Paulo.

Sobre o encontro – Para mais informações sobre o encontro de Saúde Suplementar e Engenharia Clínica, acesse https://bit.ly/2WHXEaQ

Por: Bianca Portal, jornalista e especialista em comunicação corporativa e marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima