Falta de Conhecimento e Fake News Atravancam Projetos Sociais no País

Leis de incentivo sofrem com a disseminação de noticias inverídicas; TM Jobs atua para melhorar o entendimento da legislação auxiliando empresas interessadas em aderir

17 de outubro de 2018

O mundo vem trabalhando para combater as fake news que, disseminadas de forma indiscriminada via redes sociais, impactam diretamente a vida e os negócios da sociedade. Com repercussões negativas e informações falsas, as Leis de Incentivo que foram criadas para auxiliar todos os envolvidos acabam sofrendo um boicote que prejudica tanto o meio empresarial quanto a comunidade. Pela plataforma “Meios de Incentivo”, a TM Jobs oferece suporte às empresas esclarecendo os procedimentos para a adesão à legislação, além de trabalhar na formatação e aprovação dos projetos.

Com parceiros de peso na criação de projetos sociais, culturais, esportivos e de saúde, Tania Machado acredita que é imprescindível desmistificar as Leis de Incentivo para que o país possa ganhar. “Há muita informação falsa sendo compartilhada e as perdas por conta disso são inúmeras. Nosso papel é, justamente, esclarecer todas as dúvidas e garantir efetividade na adesão aos projetos”, esclarece a CEO da TM Jobs.

O Instituto Olga Kos, associação sem fins econômicos que desenvolve projetos artísticos e esportivos e é parceira da TM Jobs nessa empreitada, também batalha para acabar com os mitos que foram atrelados às leis de incentivo como, por exemplo, as desconfianças a respeito da Lei Rouanet. “Muitas pessoas confundem as leis e acham que esses projetos são realizados com verbas aplicadas pelo governo, sendo que, na realidade, não é isso que acontece”, diz Sergio Ricardo Cerrada, coordenador de captação de recursos. “As leis atendem apenas projetos que, após passar por uma avaliação criteriosa de comitês das três esferas públicas, são autorizados a receber aportes de recursos provenientes de renúncia fiscal. Ou seja, a empresa direciona uma parte dos impostos à execução do projeto”, esclarece Cerrada enfatizando que a falta de conhecimento sobre o funcionamento das leis atrapalha diretamente a captação de recursos.

Para Isser Korik, diretor artístico da Conteúdo Teatral – Teatro Folha, especialista na produção de espetáculos e projetos, é notável uma diminuição dos valores captados pelas leis de incentivo nos últimos anos. “Sentimos que houve redução no montante captado. A crise nacional acarretou prejuízos nas receitas das empresas, reduzindo seus faturamentos. Como todo incentivo fiscal vem do lucro ou das receitas, perdemos muitos patrocinadores que entendem o valor de uma ação cultural, mas não conseguem mais aportar até que a situação econômica e política possa melhorar”, declara.

Falar com clareza sobre o assunto é um dos caminhos para garantir que a captação de recursos para projetos que beneficiam a sociedade de diferentes maneiras possa ser alavancada. “Conseguiremos recuperar os investimentos ao apresentar projetos mais estruturados e atrelados a instituições de responsabilidade que prezam pela qualidade e respeitam os cronogramas de execução. Mas, acima de tudo, considero importante desmistificar as leis de incentivo. Quando conseguirmos mostrar efetivamente o que são e como funcionam conseguiremos progredir”, finaliza Cerrada.

Muito importantes na luta contra a desigualdade, as leis de incentivo fomentaram o mercado cultural brasileiro como comenta Korik. “O patrocínio gera empregos em todo o país e dá oportunidades de acesso à cultura de forma democrática e com valores mais acessíveis”.

A TM Jobs está disponível para suportar empresas que buscam projetos em todas as leis de incentivo. Além da Lei Rouanet, estão disponíveis para incentivo o FUMCAD (Fundo do Direito da Criança e do Adolescente), a Lei do Idoso, a Lei de Incentivo ao Esporte, o Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) e o Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência).

As marcas interessadas devem entrar em contato pelo telefone 11 3392-1756 ou pelo e-mail captacao@tmjobs.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima