Promovendo a união de líderes e gestores de saúde do estado do Espírito Santo, evento será realizado dia 27 de setembro
24 de setembro de 2018
A capital do Espírito Santo, Vitória, receberá no próximo dia 27 de setembro uma edição do Business Club Healthcare. Organizado pela TM Jobs, o encontro tem o IGH (Instituto de Gestão e Humanização) como anfitrião e conta com patrocínio da Bionexo e da ToLife. Debatendo “A eficiência das OSS em Inovação e Gestão na Saúde”, o evento contará com uma apresentação de Paulo Bittencourt, superintendente do IGH, sobre um dos cases de sucesso da entidade. Além dele, participarão Wladimir Taborda, diretor da W/Taborda Consultoria em Saúde; Flavio Kataoka, diretor geral da EMESCAM; e Érico Cabral, promotor de justiça da saúde e cidadania no Ministério Público de Goiás.
As inscrições são gratuitas e seguem abertas (clique AQUI). O encontro terá início às 8h30 e se prolonga até as 12h30 no Sheraton Vitória Hotel, localizado no bairro de Santa Helena. Para antecipar um pouco do que será debatido ao longo de toda a manhã do dia 27, conversamos com Bittencourt. Confira a entrevista completa abaixo.
Business Club Healthcare – Na edição que será realizada dia 27 de setembro em Vitória, o Business Club Healthcare contará com a apresentação de um case elaborado pelo IGH. Pode nos apresentar de forma resumida, qual será esse case de sucesso?
Paulo Bittencourt – O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves oferece, para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a realização de exames e procedimentos especializados, radiografias, ecocardiografias, endoscopias digestivas e exames laboratoriais. A unidade também possui banco de sangue, centro cirúrgico, pronto-socorro, UTI pediátrica e neonatal, banco de leite, sala de recreação, maternidade e unidade de saúde mental.
Sendo referência em cirurgias cardíacas e tratamento do pé torto congênito, o hospital realizou, desde o início da gestão do IGH, em 1° de outubro de 2017, até maio de 2018, 1.407 cirurgias e 8.382 internações. No mesmo período, 29.664 pacientes foram atendidos em consultas no ambulatório.
O pronto-socorro do hospital passou a funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana desde outubro de 2017, totalizando, até o mês de maio de 2018, 44.886 atendimentos realizados. O Himaba é hoje a primeira instituição pediátrica pública do Espírito Santo a contar com uma ala exclusiva para o cuidado com a saúde mental. O setor abriga dez leitos com estimativa de ampliação.
Administrado pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) a partir de um contrato firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o hospital é público, portanto, realiza atendimento totalmente gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Business Club Healthcare – Por qual motivo foi escolhida a cidade de Vitória para a realização desse evento?
Paulo Bittencourt – A cidade de Vitória, no Espírito Santo, foi escolhida para sediar o evento em comemoração ao primeiro ano de gestão do IGH na unidade e também por estar em um estado que vem ampliando o modelo de negócio de OS. É importante que este assunto seja cada vez mais debatido e experimentado para que profissionais da área e usuários do SUS se aproximem cada vez mais deste novo caminho que tem aumentado a qualidade da saúde pública no país
Business Club Healthcare – Qual a expectativa para o evento do dia 27?
Paulo Bittencourt – Esperamos difundir e debater o nosso modelo de gestão para profissionais da área. E mostrar os benefícios que o modelo traz para o usuário.
Business Club Healthcare – Qual o critério que foi utilizado na seleção dos convidados que devem participar do encontro debatendo o tema central “A eficiência das OSS em Inovação e Gestão na Saúde?”
Paulo Bittencourt – Foram escolhidos gestores de saúde do estado do Espirito Santo.
Business Club Healthcare – Ao seu ver, como as organizações sociais de saúde podem auxiliar a promoção de inovação na cadeia de saúde como um todo?
Paulo Bittencourt – A Organização Social tem como objetivo dar maior celeridade nos trâmites legais de funcionamento da oferta de saúde pública além de proporcionar maior fiscalização do serviço entregando ao usuário com totalidade as especialidades e todo o serviço disponível na unidade. A OS busca diariamente elevar o nível de qualidade trabalhando para a certificação.
Business Club Healthcare – Qual a importância das OSS como apoiadoras tanto do sistema público quanto do sistema de saúde suplementar?
Paulo Bittencourt – O contrato de gestão das OSs estabelece metas e prazos a serem cumpridos; indicadores de qualidade e de produtividade; determina a transparência das demonstrações financeiras; planejamento e repasses financeiros vinculados ao cumprimento de metas. Existe, também, um monitoramento do contrato de gestão que fica por conta da Secretaria de Saúde, que faz o acompanhamento e a fiscalização da execução das metas, dos resultados e da melhoria do atendimento ao cidadão. Assim o serviço de saúde ofertado fica mais eficaz e melhora a oferta de serviços.
Business Club Healthcare – Por que acredita que promover encontros entre os principais líderes e gestores da cadeia de saúde pode contribuir com o desenvolvimento do setor?
Paulo Bittencourt – É muito importante apostar nas estratégias de educação permanente em saúde enquanto ferramentas para desencadear processos de mudança e invenção de outros modos de conceber e realizar o trabalho em saúde. Reunir e escutar experiências que deram certo, debater pontos críticos e criar caminhos. Com essa experiência, conseguimos desacomodar lugares instituídos, inventar novas formas de trabalhar, visando fortalecer a rede nacional de saúde através da troca de experiências e do aprofundamento de novas práticas.