Resultados das Operadoras com a acreditação

O programa de acreditação de Operadoras de Planos de Saúde da ANS reconheceu, até agora, 54 das mais de 700 operadoras no mercado. Você leitor pode estar se perguntando: por que a maioria das operadoras ainda não se mobilizou para conseguir o selo?

A resposta com certeza envolve o desconhecimento sobre os resultados que a acreditação pode trazer. O programa de acreditação foi lançado pela ANS em final de 2011, sem grandes explicações. As operadoras não perceberam, à época, o quanto ele seria benéfico para a sua gestão, e principalmente o impacto da sua implantação nos resultados do negócio. E, claro, que ninguém se compromete com aquilo que não conhece.

Hoje, passados mais de 8 anos, os resultados são visíveis. O Sistema Unimed foi o primeiro grupo a perceber o quanto a acreditação pode contribuir para a melhoria da gestão e, em consequência, para os resultados do negócio. Além das evidentes melhorias nos processos, do maior nível de satisfação dos beneficiários, e dos resultados em sinistralidade geral, o reconhecimento da ANS enfim chegou! No ranking do IDSS de 2018, ano base 2017, todas as Top 10 melhores operadoras são acreditadas em nível máximo!

Agora o desafio é maior! Com a revisão da RN 277, que deve ser publicada até março de 2020, os requisitos exigidos envolvem movimentos mais audaciosos. Além disso, está sendo analisada pela Diretoria da ANS, a possibilidade de redução do capital de risco das Operadoras acreditadas, desde que atendam aos itens relativos à Governança e Riscos.

Estamos numa nova era. A era da transparência. Não existe mais espaço para amadorismo na gestão. Como disse nosso mestre Peter Drucker, o jogo dos negócios não é mais pôquer. Agora o jogo é xadrez. O tabuleiro está ali para todos enxergarem. Ganha quem tem mais competência. E a acreditação nada mais é do que o reconhecimento oficial de uma boa gestão!

Rosangela Catunda, DSc. – CEO A4Quality Services

E-mail: rosangela.catunda@a4quality.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima